Dicas de um nutricionista para comer durante uma pandemia

Dicas de um nutricionista para comer durante uma pandemia

Estocar os alimentos certos é apenas parte da equação na época do COVID-19. Essas 12 dicas ajudam na nutrição adequada e na manutenção do peso.

Priorize a nutrição e você ajudará a fortalecer seu sistema imunológico.

Em meio à primeira pandemia em mais de uma geração, o governo federal dos EUA está aconselhando os americanos a “estocar” e “se acocorar”. Mas o que essas ordens – emitidas para ajudar a prevenir a disseminação do novo coronavírus que causa o COVID-19 – realmente significam?

Depende da sua situação.

Em última análise, o tamanho da sua família e se você tem filhos ou parentes mais velhos morando em casa podem afetar as necessidades nutricionais e as rotinas de sua família.

O distanciamento social ou a auto-quarentena ( se você estiver se recuperando de COVID-19 ) também desempenham um papel em sua dieta . Provavelmente, você se pegará preparando mais refeições para sua família, comendo sozinho ou atendendo ou fazendo pedidos em restaurantes locais.

Independentemente disso, sua situação alimentar provavelmente será diferente do que era no início de 2020 – e suas escolhas alimentares têm o potencial de impactar seu peso corporal e sua saúde.

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Algumas observações sobre estresse, solidão e hábitos alimentares

Durante esse período de incerteza, quando a rotina de muitas pessoas foi abalada, é normal sentir-se estressado . Algumas pessoas podem se  sentir solitárias , o que pode causar danos à sua saúde.

O falecido John Cacioppo, PhD , e seus colegas da Universidade de Chicago pesquisaram extensivamente os efeitos da solidão na saúde. Eles descobriram que a solidão, o estresse e as complexas respostas biológicas e fisiológicas estão conectadas. Além disso, eles descobriram que o estresse de longo prazo pode resultar em um aumento na produção do hormônio do estresse cortisol .

Como o estresse e a solidão podem afetar sua dieta? Bem, a cascata dessas mudanças hormonais pode sinalizar ao cérebro para comer com mais frequência, desejar alimentos ricos em gordura e açucarados, aumentar o apetite e, por fim, resultar em ganho de peso. Na verdade, pesquisas anteriores mostram uma ligação clara entre estresse e obesidade.

Pesquisas em animais mostram que a obesidade induzida por isolamento social (SIO) é outra preocupação potencial. O fascínio de estar em casa comendo caixas inteiras de biscoitos, canecas de sorvete e pacotes de batatas fritas é muito real para pessoas que já lutam para controlar o peso e não estão acostumadas a ter menos interação social.

Para muitas pessoas, o alimento atua como um amigo – está sempre lá, pode reduzir a solidão e é reconfortante em momentos de estresse.

Se você está se sentindo isolado, faça o possível para estender a mão aos amigos e familiares. Quanto mais você for capaz de comunicar suas emoções, menos solitário poderá se sentir e será menos provável que sucumba aos efeitos do estresse .

A conexão entre bons hábitos de sono e dieta

Além disso, o isolamento social está frequentemente associado a distúrbios do sono, mostram pesquisas anteriores . Semelhante aos efeitos da solidão, o sono inadequado pode contribuir para níveis elevados de cortisol , juntamente com níveis elevados de grelina (um hormônio que desencadeia a fome) e baixos níveis de leptina (um hormônio que leva à sensação de saciedade). Em última análise, esses efeitos hormonais podem levar a excessos. A Fundação do Sono recomenda que a maioria dos adultos durma de sete a nove horas por noite .

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Devido à pandemia COVID-19, você pode vê-la como uma chance de mudar seus hábitos alimentares . Para fazer isso, siga estas dicas:

Estoque – mas não acumule – Coronavirus mantimentos

Ao estocar o essencial, considere quantas pessoas você está alimentando e quanta comida essas pessoas precisam para uma nutrição adequada. Compre o que você precisa para que outros possam fazer o mesmo. Em geral, você desejará ter duas semanas de mantimentos à mão, para limitar o número de vezes que terá que fazer compras e no caso de você ou um de seus familiares não estar se sentindo bem. (Siga este guia para higienizá-los e lave bem as mãos quando chegar em casa.)

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Alimentos perecíveis – incluindo frutas, vegetais e carnes magras crus – são boas escolhas. Mas durante uma pandemia, esses alimentos podem ser escassos em sua comunidade

Para manter o peso e desfrutar da comida, coma com atenção

A meditação e a atenção plena ajudam você a se concentrar em estar ciente do que está sentindo e sentindo no momento. Envolve métodos de respiração, imagens guiadas e práticas que relaxam o corpo e a mente.

Praticar uma alimentação consciente ou “intuitiva” pode ajudá-lo a estar mais atento às suas escolhas alimentares e a apreciar a comida que está mastigando no momento, observa um artigo publicado em agosto de 2017 no Diabetes Spectrum . Isso pode resultar em perda de peso ou manutenção.

Isso pode ser particularmente útil durante os momentos em que você pode estar entediado, solitário e / ou ansioso, conforme as notas do artigo acima. A atenção plena pode ajudá-lo a diminuir o ritmo de alimentação e a reconhecer quando pode estar comendo sob estresse.